quarta-feira, 7 de março de 2012

A vida em uma mala.

E é essa semana, galera! Depois de muitas despedidas, agora é só enfiar tudo na mala e bora pegar o primeiro avião com destino à felicidade, já diriam Leandro & Leonardo.

Opa... enfiar tudo na mala? Como resumir uma vida em uma mísera mala de até 32kg? Ok, meu limite é duas malas. Mas como estarei sozinha, além do avião, terei ainda que encarar 3 horas em um ônibus. Quanto menos tralhas pra carregar, melhor. Difícil fazer isso sendo a princesa da quinquilharia, perdendo o posto de rainha apenas para minha vó, que guarda até hoje os primeiros brindes da Avon.
A segunda mala vai ficar pra volta, pra trazer as novidades de lá.


Enfim, escolhidas as roupas, acessórios e demais objetos (e sim, isso inclui a minha flauta), hora de colocar à prova o espaço da mala novinha em folha. Foram uma... duas.. três.... quatro tentativas. (ufa!) Finalmente descobri a utilidade de ter jogado Tetris na minha infância. Serão 29,6kg de pura ginástica.

Seguem aí algumas dicas que me ajudaram a fechar a mala:

1. Pesquisar bem sobre o clima da cidade: Galway, como toda a Irlanda, é uma cidade úmida, com bastante vento. Chegarei lá no fim do inverno. Portanto, estou investindo em poucas peças para o frio e muitas que podem ser usadas no inverno e verão, como shorts e saias. O que nos leva ao próximo item.

2. Peças coringa e que não amassem: Sabe aquela calça azul de linho maravilhosa que você ganhou da sua mãe pra 'ahazar' no natal? Pois é, esquece. O negócio é levar peças que combinem com tudo ou quase tudo. Calças jeans, baby looks, casacos com cores neutras e claro: tecidos que dificilmente amassem.

3. Space bags. Não é feitiçaria, é tecnologia! A space bag, que tem o nome genérico de "saco organizador à vácuo", ajudou na hora dos casacões, lençois e toalhas. Pra quem não conhece, funciona assim: depois de vedar bem a roupa dentro do saco com zip loc, se usa um aspirador para tirar o ar, deixando o produto embalado a vácuo. Diminui bastante o volume ocupado.
Comprei o Vac Bag médio (45x65cm), da Ordene. 10 reais, na Dispapel aqui em Caxias.



4. Organização: Ao invés de colocar uma peça sobre a outra ou simplesmetne amassar tudo, uma boa dica é fazer rolinhos com as roupas. Também ajudou a diminuir o volume das peças. Calçados embaixo ou nos cantos da mala, pra proteger os objetos mais sensíveis. Aproveite cada canto! Sobrou um espacinho? Enfia uma meia, um cinto...

5. Pratique a arte do desapego: isso é para poucos. Saber que se vai ficar longe 7 meses daquela roupa ou daquele livro, dói o coração. O negócio é levar uma coisa de cada, embalagens pequenas, coisas menores. O que faltar, se compra lá ou se adapta ao novo. Lembrando que sempre que bagagem de mão não pode levar embalagens com líquido com mais de 100ml. Então, pra não se incomodar, coloque na bagagem shampoos, cremes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário