domingo, 18 de março de 2012

St. Patrick's Day - o carnaval irlandês

Eu e o Juve no St. Patrick's Day

Quando St. Patrick chegou na Irlanda na metade do século 1, não imaginava que mil e poucos anos depois a celebração ia ser dessa maneira. Na verdade, nem eu imaginava.
Eu e alguns amigos brasileiros fomos a Dublin para ver como é a maior festa do país. Chegamos para assistir a parada na O'Connel Street. O lugar é tomado de verde. chapéus, mantas, tiaras, camisetas, fantasias. É raro ver alguém que não esteja à caráter. Crianças, adultos, avós, estrangeiros... As pessoas se amontoam para assistir a parada que dura uma hora e pouco. São bandas de colégios, carros alegóricos, encenações... vou dizer que é bacana sim. Mas olha... a Festa da Uva não perde por muito não, viu?

A diversão maior é depois, quando a galera toda vai pro Temple Bar, famoso bairro da cidade, cheio de pubs, cafés e danceterias. E pra completar, ontem tava rolando jogo de rúgbi entre Inglaterra e Irlanda, então já dá pra imaginar como tava tudo cheio.

Eis o Temple Bar...

Nas ruas, o pessoal canta, dança, faz folia. Um típico carnaval, mas com algumas diferenças básicas. A principal é que não se pode beber na rua. Ou melhor, não é possível ser visto com bebida. Porque né... não tinha alma viva sóbria naquele lugar. Mas por várias vezes vi o pessoal da Garda abordando a galera numa boa, colocando a bebida fora e o pessoal ainda brincava, dizendo coisas do tipo "ah, mas ao invés de colocar fora, podia ter tomado né?".

Outra coisa é que não se tem uma música alta em algum lugar. Em cada pub rola um tipo de música - ou não. Pode ser simplesmente um jogo de futebol ou rúgbi na tv. A trilha fica por conta da galera nas ruas. à vezes uma galera  que senta num canto com o violão, com gaita irlandesa, banjo ou qualquer outro instrumento. Abrem os cases espernando as moedas do pessoal que faz a festa ao redor. Ou ignora mesmo, hehehe...

E a brasileirada? Óbvio que bombou. Até bloco na rua fizeram. Amarraram uma cordinha e iam andando de lá pra cá no Temple Bar cantando "ai se eu te pego", "em fevereiro tem carnaval...". E digo pra vocês: era brasileiro DEMAIS. Juro, ouvi mais português na rua do que inglês. Tive mais certeza ainda de que escolhi a cidade certa pra aprender inglês. Em Dublin ia ser muito mais difícil.

Entre sandubas, pints e vodkas, me diverti pra caramba! Além do ambiente ser engraçadíssimo, a galera que foi comigo é muito 10! Fizemos festa do início ao fim, sem parar. Um típico carnaval irlandês.

PS 1: Fiz um zilhão de vídeos. Eu juro que tentei, mas editar no Windows Movie Maker NÃO ROLA!!! Assim que possível, vou instalar o Premiere nessa bagaça.

PS 2: Ninguém sabe meu nome. Todo mundo me chama de Carla Bruni por aqui ¬¬.

3 comentários:

  1. AHEiuhIAehiuahieHU, jah te falei isso, mas ñ custa frizar: Carla Bruni Tigre neh, pq vodka com fanta eh fodaaaa!

    AEUhUIAEhuiaehaUIheUI

    ResponderExcluir
  2. Ah, e Temple Bar!! Boas histórias no Beber, Jogar e F@#er...hehehe!

    ResponderExcluir
  3. um st. patrick's day onde toca música irlandesa: ainda viverei. ainda.

    e boas lembranças do temple bar, no mesmo livro também. hahaha

    ResponderExcluir