sexta-feira, 23 de março de 2012

Diversidades e despedidas

Turminha do Upper Intermediate. Jinsub fazendo peraltisse com a Cris :D

É incrível como as coisas andam muito rápido por aqui. Faz menos de duas semanas que eu cheguei e parece que foram dois meses. Quando ligo pra casa e pergunto quais são as novidades chega a ser estranho as pessoas não terem nada pra contar e às vezes eu tenho que me controlar pra não ficar meia hora falando sobre as coisas que acontecem por aqui. Claro, que daqui a alguns dias essa euforia tende a diminuir, mas por enquanto todo dia tem algo novo.

Uma dessas novas experiências foi a primeira despedida. A Cristina, de Sorocaba, ficou seis meses por aqui e passou por poucas e boas. Chegou sem saber falar inglês, as malas tinham sido extraviadas e por aí vai... foi uma pessoa que me ajudou muito desde que eu cheguei e sempre foi parceira.
Tenho certeza de que ela vai sair daqui uma pessoa diferente, com um inglês que passou de elementary a upper intermediate, com um brilho próprio que contagia e que vai ser muito feliz! Na semana que vem é a vez da Gabi, que ainda vai dar umas bandas por Amsterdã antes, mas em seguida volta pro Brasil. Super parceria pra qualquer indiada!

Aqui o vai e vem de alunos e amigos é constante. Geralmente os coreanos e brasileiros são os que ficam mais tempo por aqui, em torno de 4 a 6 meses, por causa da distância ou pelas oportunidades. Já os europeus ficam em torno de 8 semanas apenas para aprender ou aprimorar o inglês e voltam para seus países. Alguns chineses também ficam um longo período, mas boa parte estuda inglês para cursar uma universidade daqui.

Na escola onde eu estudo há alunos de 17 nacionalidades diferentes. Há muitos árabes, entre eles, meninas com o rosto ou o cabelo coberto. Mas elas dificilmente cumprimentam ou arriscam uma conversa. Pelo menos comigo, até agora foi assim. Os coreanos também estão por tudo e todos que conheci até agora são extremamente simpáticos, gente de coração bom, sabe? Fiz vários amigos, alguns trato como irmãos mais novos, como o Min, que está na mesma casa de família que eu e esse fim de semana vai pra outra casa.

Essa coisa de criar laços em tão pouco tempo é algo completamente novo pra mim. Não sei se pela minha personalidade, ou pela cultura onde fui criada, sempre tive poucos grandes amigos, todos de longa data. Mas aqui a gente vê que sempre também tem espaço pro novo e que todos estão no mesmo barco, querendo se ajudar. Mas de tempos em tempos, alguns têm que desembarcar. E essa despedida foi a primeira de muitas outras que estão por vir. É a arte do desapego... e como a gente fala por aqui quando se despede... "See you, então!"

14 comentários:

  1. essa foto parece aquelas telas finais de street fighter, com lutadores de várias nacionalidades. que diver! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou aquelas em que aparecem os produtores do jogo, enquanto rolam os créditos... =p

      Excluir
    2. hahahaah siiiim!!! Mais ou menos isso!!!

      Excluir
  2. See you!
    I enjoyed so much your text!

    See you next thursday!
    See you in Caxias do Sul!

    Thanks! =P

    ResponderExcluir
  3. Viajar e sempre muito bom e sempre aprendemos muito,com certeza tu vai voltar dai diferente, os horizontes se abrem, o mundo e cheio de oportunidades e de diferentes maneiras de ser feliz,nao existe a melhor ou a mais correta mas certamente e muito bom ter acesso a diversidade cultural, fico contente que esta fazendo novas amizades,isso e muito bom, estamos aqui no aeroporto de San Diego iniciando nosso regresso , acordamos muito cedo , ontem em Las Vegas saimos passear de limousine e tomamos uma champagne bem gelada, Vegas e incrivel Celli , e Paris ja esta se programando?beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se volto diferente ou se volto mais certa de ser o que eu sou.... complexo isso, não? Hehe. paris ainda não sei se vou agora ou mais pro fim do ano. Esse mês começo a programar as viagens mais longas. Beijo Grasi!!! Quero ver as fotos assim que eu voltar! Vegas deve ser demais! Tu e o Marcio não se animaram a casa de novo por lá? Hehehe.

      Excluir
  4. É isso aí Cris, por essa razão é bom ser bem autentica como você é, as pessoas enxergam isso, e Deus permite que encontremos pessoas como nós, sem maldade e de bom coração, dispostas a dividir não dó as alegria que é fácil, mas também nos acompanhar nas dificuldades, que nessa caso pelo jeito foi barra, para que quando lembrarmos delas, tenhamos sempre um carinho mais profundo de quem realmente fez parte de nossas vidas e que fizeram muita diferença na nossa existência!
    Miguel

    ResponderExcluir
  5. how menina... foi vc ki trouxe esse sol pra irlanda do brasil foi???
    Welcome in Galway!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se fui eu, eu não sei. Mas que ele veio com tudo aquela semana, ah veio.... valeu!

      Excluir
  6. Olá Celi...

    Sempre que puder continue postandooo estou adorando seu blog... embarco para Galway em 05 de maio... e a ansiedade quase me consome os dias....rsrs.. , minha escola será a GCI - Galway Culture Institute, conhece? grande beijo e até breve, espero que possamos nos conhecer pessoalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izadora!!! hahaha sei bem como é a sensação. Claro que sim, vou postar assim que possível sempre mais coisas. Tu vai ver que Galway é super tranquila. Conheci alguns brasileiros da GCI, muito legais. Se precisar de qualquer coisa, me manda um e-mail que te passo meu número daqui: celli.monteiro@gmail.com ok? Abraço!!!

      Excluir
  7. Seu blog está sendo muito útil...
    Mas me diz um coisa...
    E a escola?? Você achou ela boa???
    Estou pesquisando pra ir, e gostei muito de Galway.
    Aos poucos vou conseguir ler todos os seus posts.
    Obrigada por compartilhar conosco
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!
      Fico feliz que o blog está te ajudando!
      Gostei muito da Atlantic (falo um pouquinho sobre escolas em Galway neste post aqui [ http://cellirlanda.blogspot.com.br/2013/09/a-saudade-e-um-prego-e-ja-faz-um-ano.html]
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir