sexta-feira, 13 de abril de 2012

A burocracia é a mesma, só muda o endereço.

Tcharaaaam, meu visto! :D
Um dos motivos pelo qual a Irlanda é o destino escolhido pelos brasileiros é a facilidade de se obter o visto. Muitos blogs dão o passo-a-passo detalhado de como resolver essa pendenga. Mesmo assim, algumas coisas acabam saindo diferente do esperado. Como ouvi comentários de que em Galway alguns detalhes são diferentes de Dublin, vou explicar como funcionou pra mim. É um post chatopra caramba, mas pra quem pensa em vir pra cá, pode ser útil.

Bom, assim que se chega na Irlanda, se estiver tudo certinho com os papeis (matrícula na escola, passagem de volta e endereço de onde você pretende ficar), o pessoal da imigração carimba um visto provisório no passaporte. Geralmente é de um mês, mas varia de pessoa pra pessoa e do humor do cara da imigração. Felizmente, o cara acordou de bem com a vida naquele dia. Se você vai pra Galway, pode fazer lá mesmo o visto. Não é necessário ir até Dublin.

No primeiro dia de aula você já pode solicitar para a escola uma carta que comprove sua matrícula e sua residência. No meu caso, o endereço foi da minha Host Family. Em média, se leva de um a dois dias para a cartinha ficar pronta. 

Depois, munido com a carta e com o passaporte, é preciso ir até um banco irlandês abrir uma conta. Geralmente e escola já tem convênio com algum dos bancos e vai te indicar o mais adequado.  No meu caso (Bank of Ireland), foi preciso marcar um horário com a gerente. Não é só chegar chegando. Alguns até conseguem, mas né...  Porque abrir a conta?  Pra depositar aquela quantia báááásica de 3000 euros que eles obrigam você a comprovar que tem para se manter no país. "Se manter" né, porque com a Penney's e o Tesco fazendo uma promoção de diferente todos os dias, é complicado...
Bom, aberta a conta, você pode depositar o valor na boca do caixa ou aguardar a chegada do cartão. O interessante é já depositar o valor o quanto antes e solicitar com o próprio caixa do banco que ele envie pra sua casa o extrato (statement), comprovando que você tem esse dinheiro na conta.  O processo é lento, leva em torno de uma semana pra se receber o cartão, o extrato e todas as papeladas possíveis e imagináveis.  Pra se ter uma ideia de como as coisas são aqui: a moça do caixa anotou num bloquinho pra lembrar de reenviar o meu extrato. Junto disso, eles mandam um livreto super ultra mega explicativo sobre como funciona o banco online ¬¬. Aqui eles ainda são muito atrasados, todo o processo é manual e leva tempo. Ponto pro Brasil, que já é bem mais evoluído tecnologicamente nessa área. Tecnologicamente né, porque na burocraria, é a mesma coisa. 

Voltando ao processo... dinheiro na conta, extrato na mão,  é preciso pegar maaaais uma carta assinada pela escola, mostrando teu nome, data de nascimento e as informações do curso contratado.
Hora de ir pra imigração pra solicitar o visto na GNIB (Garda National Immigration Bureau). O endereço em Galway é: Unit 2, Liosban Industrial Estate, Tuam Road e fica aberto de segunda a quinta das 7:30 às 14h e na sexta das 7:30 às 12:30 (ô vida boa de funcionário público....). E nem adianta ligar pra lá. Eles nunca atendem. E não precisa marcar hora. É só chegar. Se chegar cedinho, melhor. Evita fila e ainda dá tempo de ir caminhando pra escola.

O que você precisa levar:
- passaporte
- carta da escola com teu nome completo, data de nascimento e as informações do curso contratado.
- comprovante de endereço, que pode ser fornecido pelo landlord se você mora em um apartamento, ou pela escola se você está em alojamento estudantil ou host family. Lembre-se: se você está em host family, a pessoa responsável deve assinar esse papel.
- Extrato do banco, com o teu nome e endereço e mostrando o saldo de € 3000
- Comprovante de seguro saúde durante estadia na Irlanda, em inglês. Aqui, muita atenção com alguns detalhes: Se você adquiriu o seguro governamental, ele só serve pra Irlanda (se é que serve pra alguma coisa).  
Se você só adquiriu o seguro saúde internacional, fique atento porque teu visto vai depender da validade desse seguro. Eu tinha entendido que ao adquirir 6 meses de curso + 6 meses de férias o visto por um ano estava garantido. NÃO ESTÁ. Tudo vai depender da validade do teu seguro, sendo o governamental ou o de saúde/viagem.  Outra coisa: esse seguro deve cobrir todas as despesas médicas. Seguro viagem por si só não é aceito.
- Pagar uma taxa de € 150. Aqui outro cuidado: em Galway eles NÃO aceitam dinheiro em cash, só cartão de crédito. Não sei se em Dublin é diferente, mas Galway é assim. A menina que estava comigo teve que voltar outro dia pra fazer o pagamento. Eu, por sorte, estava com o VTM  na carteira. A atendente alegou que eles fazem isso por uma questão de segurança. Não sei se segurança deles para não serem assaltados ou como garantia de que o dinheiro não vai pra outro lugar... sei lá. Incrivelmente, o cartão sai na hora. Ah, detalhe: ouvi boatos de que esse valor vai aumentar, mas não confirmei ainda. Assim que eu descobrir, aviso por aqui.

Acabou? Se tu é estudante e não pensa em trabalhar, sim. Mas se tu quer tentar um emprego de meio turno, que o visto de dá direito nos 6 primeiros meses (nas férias pode ser de 40h semanais) tem que correr atrás do PPS (Personal Public  Service Number), que é tipo um CPF e te dá o direito de trabalhar legalmente. Ele é feito no Department of Social and Family Affairs, que é do ladinho da Biblioteca Municipal, na St. Augustine Street. Os horários de atendimento são: segunda, terça, quarta e sexta-feira das 09h30 às 16h e às quintas das 10h30 às 16h. Ao chegar, é só ir na recepção já com os documentos necessários (comprovante de residência/carta da host family, matrícula, passaporte e o visto) que eles conferem e te dão um formulário pra tu preencher. Retire a senha amarela e espere. Leve um livro, o iPad ou algo pra se distrair porque demora um pouco. No meu caso, foi pouco mais de uma hora. E dessa vez, não precisa pagar nada. Em torno de uma semana você recebe o número em casa.

Depois de toda essa via sacra, você tá totalmente legalizado na Irlanda. \o/

9 comentários:

  1. Hahahaha tu daria uma ótima "secretária particular"...sabe aquelas pessoas q são pagas por alguém mto rico q ñ quer (ñ sabe) tratar de burocracias e coisas do dia a dia? Tipo empresário de jogador de futebol!

    ahiuheuhehEHIaeihIEHIhEIh

    Se um dia eu ficar milionário, tah contratada!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei disso... papeladas e afins é comigo mesmo :/

    ResponderExcluir
  3. Se legalizar na Irlanda é mesmo uma via sacra. O processo aqui em Dublin é um pouquinho diferente mesmo, geralmente a galera já começa om o PPS por que daí já serve de comprovante de residência pro banco, e também não precisa marcar hora com o gerente pra abrir a conta não, quanto ao pagamento do GNIB tem que ser feito com cartão também, ou boleto bancário, mas daí tem que esperar 1 semana e ir lá de novo com o boleto pra eles emitirem o documento.

    ResponderExcluir
  4. Oi Karina!

    Bom saber disso, pois estavam me falando o contrário de Dublin. E sim, me informei na Garda e aqui também pode ser feito por boleto bancário (e espera uma semana). Mas né.. muita mão de obra. Valeu pelas informações!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se é fácil arrumar moradia em Galway e se é realmente muito mais barato que host family ou o dormitório da escola que irei estudar. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônima! Hehehe
      Sim, é mais barato que host family e mais barato que dormitório da escola. E não é difícil de encontrar. Na própria escola você encontra pessoas que estão saindo ou tem algum roomate saindo.

      Excluir
    2. O custo de vida em Galway é bem mais barato q dublin? ou nao tem mt diferença?
      Obrigada pelas, dicas. Adorei seu blog

      Excluir
    3. Eba! Que bom que tu gostou do blog :) Às ordens:)
      Bom, custo de vida eu acredito que Galway é mais barato por alguns motivos:
      - A cidade é pequena. Se tu tiver a fim de caminhar, vai poder economizar no ônibus. E digo que, apesar do frio ou da chuva, eu sempre optei por ir a pé. Não só por ser mão de vaca, mas porque eu achava tudo lindo :)
      - Alugar um quarto individual e bem localizado é mais barato que em Dublin, conforme o que conversei com amigos que moravam em Dublin. E as contas de luz variam muito conforme o que tu usa em casa (secadora, por exemplo, é algo que consome bastante)
      - Nos pubs não muda nada em termos de valor :)

      Excluir
    4. Estava decidida a ir para Galway, mas ai lendo sobre Dublin fiquei super na duvida. Adoro cidade grande, a agitação e tal... mas como estou com o orçamento apertado acho q vou para Galway. VocÊ ficou quanto tempo ? 2-3 meses seria pouco tempo ?

      Excluir