quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dublin x Galway



The Custom House
Algumas pessoas que pensam em vir pra Irlanda me mandaram e-mail durante esses meses pois estavam na dúvida se escolhiam Dublin ou Galway. Achei demóóóis, porque descobrir que não é só tua família e amigos que leem o blog é bem gratificante e tu se acha o máximo hehehe. Mas na verdade, não podia ajudar muito essa galera porque eu nunca tinha efetivamente visitado Dublin (St. Patrick’s Day não conta nessas horas, definitely). Eu só podia falar sobre isso baseado no porquê da minha escolha. Desde o início eu já tinha gamado em Galway porque eu curto muito essa coisa mais tradicional, mais interior, mais cara de Irlanda. Só que se compararmos na questão de grana, os valores das escolas de Dublin são mais baratos do que os de Galway devido ao número de instituições que há na capital, gerando mais concorrência e claro, melhores preços.

Enfim... esse final de semana visitei uma amiga coreana em Dublin. De cara já constatei algo que eu nunca quis admitir pra mim mesma, mas que é a mais pura verdade: eu tenho fobia de cidade grande. Aquele barulho, aquela correria, carros, pessoas, buzinas, sirenes, gritos. Isso me passa uma sensação meio de pânico e histeria. Algo que definitivamente não me soa saudável (falou a velha colona dona de sete gatos e um lote atrás de casa).

Dublin é uma cidade velha, mas bonita, que mantém alguns traços irlandeses, mas deixa evidente a mistura que se tornou. Espanhois, coreanos, indianos, africanos, brasileiros – MUITOS brasileiros. Resolvemos dar uma volta pela cidade, conhecer alguns pontos, praças, prédios históricos.  Tudo muito bonito e tal, claro. Mas sabe quando tu chega num ambiente aconchegante e se sente bem? Dublin não foi o caso pra mim. Pra reforçar isso, encontrei uma amiga brasileira que há anos não via. Fomos a um evento na cidade, o Tall Ships. Confesso que não entendi o propósito daquilo, sendo que não vi quase nenhum navio. Só uma multidão indo pra todos os lados, com chapeuzinho de marinheiro. Até o Volvo Ocean Race de Galway,  que eu n achei grande coisa,  batia de 10 a zero nesse festival, já que ao menos tinha um propósito. Claro, talvez isso tenha acontecido porque eu não me programei, ou porque n fui nos lugares certos. Mas esse ambiente caótico e insosso tava me pertubando.

Agitação na Grafton St.
Isso significa que é hora de buscar refúgio no canto sagrado da Irlanda, onde tudo fica mais bonito: o pub! Certo? Errado. A cara de tacho do atendente – que eu arrisco dizer que era gerente – era de dar dó. Depois de ter nos ignorado por muito tempo, ele finalmente nos atendeu sem nem ouvir, já dizendo: “Pra vocês é chá, né? Pq eu só vendo bebida com identidade.” Na hora achei que brincadeira  e me senti lisonjeada – “Uau, ainda engano com uma carinha de 18, Yes! “ Mas não, o cara foi um estúpido mesmo. Cadê as pessoas legais e amigáveis??? Onde estão vocês?? Eu sei que vocês também existem em Dublin!!!

Me senti uma colona do interior na cidade grande quando entrei na loja da Prada, com seu carpete branco reluzente e preços um pouco acima do meu patamar. Só faltou o chapéu de palha, a sandália com meia e a enxada nas costas pra completar a cena. Eu tava era abismada com todo aquele luxo. É tudo muito... muito! hehe. No centro da cidade tu tem uma overdose de lojas. Enormes, com 2, 3, 4 andares, milhões de opções que no início pareciam fantásticas, mas aos poucos foram se tornando iguais. E aos poucos tudo aquilo foi ficando meio chato... Não sei se foi birra minha ou se o meu resfriado iminente era o culpado, mas eu já tava perdendo as esperanças quanto essa cidade.
 
Temple Bar e suas figuras exóticas
Até que finalmente achei um canto onde eu pude respirar: O Temple Bar. E não foi por causa dos pubs não. Ali é um dos centros culturais da cidade, com lojinhas vintage, de design, produção própria e também com teatros, cinemas, escolas de arte/atuação/cinema e onde fica o Instituto de Filmes da Irlanda. Além disso, almocei num restaurante italiano super 10, onde fizemos amizade com toda galera e, de quebra,  minha amiga já arranjou uma oportunidade de trabalho.

A partir daí, finalmente comecei a olhar pro brightside de Dublin e perceber que afinal de contas, é uma cidade legal, sim. Eu que não tava no meu melhor dia. A gente só precisa achar o lugar em que a gente melhor se encaixa. Sem contar que tem inúmeras opções pra tudo: restaurantes, lojas, entretenimento, etc.

Yu Kyung com Chinotto, um refri italiano feito com laranja

Então agora se me perguntam Dublin ou Galway, eu já tenho uma resposta mais concreta. A minha dica primordial é: saiba do que você gosta e o que você procura numa cidade quando fizer intercâmbio. Se tu é do tipo de pessoa que é cosmopolita, gosta de agito, diversidade, barulho, Dublin é uma baita escolha, tá no caminho certo. Agora, se tu é mais chegado numa old town, com carinha mais típica, mais interior, sem todo auê de cidade grande, mas animada e agradável, Galway é perfeita pra isso. Não leve em conta o número de brasileiros. Galway tem bastante e nem por isso eu mudei de ideia ou aprendi menos. Teu aprendizado depende basicamente da TUA atitude perante a isso.

Eu voltei pra Galway com duas certezas: a primeira, de que eu tinha feito a escolha certa vindo pra cá. A segunda é a de que eu tava resfriada... droga :/

28 comentários:

  1. não que eu já tenha ido, mas do q a gente ouve falar, tu ia enlouquecer na Índia, ja pensou!? haohaohaohoahoahohaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realiza na China então...
      Mas o fato é que Dublin tá longe de ser uma das cidades grandes da Europa. Acho que eu tô tão acostumada com Galway que já não lembrava mais da agitação, hehehe

      Excluir
  2. N foi no museu da Guiness??? Eh taaaaum legal!!! Foi o que salvou Dublin pra mim. Ah! E os souvenirs (coisa de turista: mode on, tática para escapar do frio: mode suuuper on). Eram os mais fofos de todos. Teu marca página veio de Dublin!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No museu eu vou antes de ir pra casa, mas vou sim.
      E realmente, não há lugar pra souvenirs como a Irlanda. Até agora foram os mais bonitinhos e com maior variedade, sem dúvida. (Também, esse pessoal vive de turismo, tem que caprichar mesmo :P)

      Excluir
  3. O segredo de Dublin é esse, achar os refúgios, acho que é o mesmo pra qualquer cidade grande, agora com quase 11 meses aqui eu fujo dos agitos, fui no festival do Tall Ships no único dia em que choveu, fui trabalhar depois com o pé encharcado, mas não voltei pra ver os barcos iluminados pelo sol, também não entendi o objetivo do tal festival, além de aglomerar as pessoas no mesmo conto da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana seu artigo, to pra fazer intercâmbio e ainda não me decidi, com essa dicas creio que... Dublin!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus!! Obrigada pelo comentário! Espero que tu curta muito teu intercâmbio. E como eu disse, não tem que ir pro interior só pra fugir de brasileiro. Tem que tá a fim. Se quer "agito", te manda pra Dublin! (Mas não espere que o agito dure até altas horas, hehehe)

      Excluir
  5. Opa, preciso de umas dicas ! Atualmente moro e trabalho em Brisbane - Australia. Mas tenho passaporte portugues e queria tentar a sorte aí na Irlanda.. Galway eu gostaria mais pelo mesmo fator que tu, o estilo Irlanda mesmo... mas tem oportunidades de trabalho primario aí ? como trabalhar em pubs, etc.. E o custo de aluguel ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando! Isso é bem relativo. Oportunidades existem sim, depende do que tu estás disposto. A maioria consegue emprego limpando pratos, segurando placas, limpando banheiro, fato. Mas há também vagas para cafés e pubs, só que a maioria dos locais exige um bom inglês pra isso, já que tu tens que lidar com turistas e clientes.
      quanto ao custo de aluguel, em Dublin não sei dizer ao certo. Tenho amigos que pagam fortunas e moram no coração da cidade e outros que pagam um valor razoável, mas ou moram em um local afastado, ou bem pequeno e bem localizado. Espero ter ajudado. Se precisar de mais detalhes sobre, me envia um e-mail: celli.monteiro@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Fernando , blz? Morei anos na australia e estou pensando em ir p Irlanda pelo mesmo motivo. E ai , ja escolheu a cidade ? Bjs

      Excluir
  6. Marcelle,
    Meu interesse em ir para a Irlanda é desenvolver ao máximo minha fluência e conseguir algum trabalho nesse tempo.
    Uma cidade com menos brasileiros ou qualquer estrangeiro não seria melhor para isso? Afinal, se vamos a Irlanda queremos andar com Irlandeses.
    Cheguei a pensar em alguma cidade ainda menos que Galway justamente para alcançar meu objetivo. Além disso, sei que o mercado de trabalho para latino americanos está muito saturado em Dublin e pensei que em um cidade com menos estrangeiros eu teria mais chances.
    O que acha? Pode me ajudar? To perdidinho... ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Zagnoli.
      Mas a grande dificuldade aqui é achar um lugar sem brasileiros. Nós estamos por todos os lugares. Por isso mesmo, tua aprendizagem vai da tua atitude para com eles.

      Se você for por agência... na minha cidade por exemplo, não há muitas opções de cidades que oferecem pra intercâmbio. Se você for por conta, ou tenha uma agência que ofereça mais opções de locais, pode ser que tenha mais sorte.

      Eu, por exemplo, evitei ao máximo o contato com brasileiros (pode me chamar de asquerosa, nojenta, azeite, o que for, mas era meu objetivo).
      Mas às vezes esse contato se torna inevitável e vai da sua postura pra lidar com isso. Com alguns brasileiros, por exemplo, eu só conversava em inglês e sempre que saíamos, havia um estrangeiro junto para evitar qualquer tentação. Mas ao mesmo tempo, você vai ajudar outros que estão perdidos e precisam de um apoio em português. E você não vai negar ajuda a um conterrâneo, vai?

      Quanto às oportunidades de trabalho, volto a dizer: ter tem. Mas depende do que você busca, da sua área, do seu nível de inglês. Se não sabe falar inglês, é improvável conseguir vaga de garçom porque você precisa se comunicar com os clientes. Mas pra segurar placa na rua, tu consegue tranquilamente.

      Se precisar de uma ajuda, me manda um e-mail: celli.monteiro@gmail.com
      Valeu!!

      Excluir
    2. Obrigado, Marcelle!
      Eu lhe mandei um e-mail sim com todas as outras minhas dúvidas.
      Obrigadão mesmo.
      Abraços.

      Excluir
  7. Ola Marcelle tudo bem? tem muitos brasileiros em Galway? Paulo Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo. Tem bastante brasileiros, sim. Aos montes! Ainda não é como Dublin, mas..

      Excluir
    2. Obrigado, o custo de vida é barato? Paulo nascimento

      Excluir
    3. Oi Paulo! Sugiro que leia o último post, em que explico um pouquinho de cada coisa sobre o assunto:
      http://cellirlanda.blogspot.com.br/2013/09/a-saudade-e-um-prego-e-ja-faz-um-ano.html
      Qualquer dúvida, só mandar e-mail (celli.monteiro@gmail.com) ou então pode escrever por aqui mesmo, sem problemas!
      Espero ter ajudado. Abraço!

      Excluir
  8. Olá Marcelle!

    Estou quase fechando o intercâmbio para Dublin, mas bateu essa dúvida: Dublin ou Galway? O que ouço é que há muitos brasileiros em Dublin e em Galway é tem bem menos, mas me preocupa a questão de trabalho. Em Galway é muito difícil arrumar trabalho? Sei que o nível do inglês conta, e muito. Ah, eu tenho a cidadania italiana. Bacio e grazie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JeyDrummer!
      Como eu disse, é relativo: Galway terá menos brasileiros porque sua população é menor. Mas há bastante sim, ainda mais agora com programas como o Ciência sem Fronteiras, onde muitos estão optando por Galway por ser uma cidade bem universitária.
      Trabalho é relativo: vai do seu relacionamento, das suas exigências e do seu nível de inglês: para segurar placas nas ruas ou trabalhar de faxineiro não é difícil. Agora, trabalhar de garçom ou atendente exige um nível de inglês melhor (ou um bom relacionamento com o dono do estabelecimento), pois você vai lidar com clientes e precisa entender/falar bem.
      A cidadania italiana vai ser ótima e muito útil para os momentos de viagens, em que você não precisa pegar filas e em alguns casos, ficar preenchendo e carimbando papeladas.
      Obrigada pela visita! :)

      Excluir
  9. OLá MArcelli

    em Dublin consigo apreender inglês mesmo com muitos brasileiros? como fugir deles
    outra coisa consigo pelemenos segurar placas tendo 1 mes de no pais e intercambio, ou tenho que ter mais de 3 meses, eu queria trazer uns euros pra casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel. Lhe respondi por e-mail. Obrigada pela visita :)

      Excluir
  10. Olá! Essa é minha grande dúvida Dublin ou Galway rs... Logicamente primeira coisa que vem na cabeça quando se fala em intercâmbio na Irlanda e Dublin rs. Porém quando a gente começa a pesquisar mas a fundo vê várias outras opções também, e foi assim que me encantei com Galway,achei mas cara de Irlanda. Mas tô na dúvida ainda pois eu quero conhecer a cultura mesmo, conhecer o que eu não conheço, o que eu não sou acostumada! Me parece que em Galway vou encontrar isso não sei. Porém moro em uma cidade do tamanho de Dublin e já enviei daqui pq não encontro mas nada de bom para fazer rs Aí é onde bate aquele medo, e se eu for pra Galway? Vai ser bem menor, as coisas não são 24hrs como rodoviária essas coisas. E se eu ficar no tédio é me arrepender? .. da mesma forma que surgem dúvidas sobre Dublin; E se for muito atualizada com coisas que já sou acostumada, e se for muito tumultuada? E se morar com pessoas que só quer beber e fará? Se a maioria das pessoas lá forem assim? Eu sou mas tranqüila, em relação a essas coisas.. Porém tbm não gosto de uma vida monótona!... Enfim não sei oq fazer hahahaha.. podia me ajudar né?rs Acho que sou complicada haha. Mas quero fazer as escolhas certas, pois não quero que meu intercâmbio seja frustado.. Me mande um email falando algo sobre?? Rs aguardo leidydias_rp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Essa é minha grande dúvida Dublin ou Galway rs... Logicamente primeira coisa que vem na cabeça quando se fala em intercâmbio na Irlanda e Dublin rs. Porém quando a gente começa a pesquisar mas a fundo vê várias outras opções também, e foi assim que me encantei com Galway,achei mas cara de Irlanda. Mas tô na dúvida ainda pois eu quero conhecer a cultura mesmo, conhecer o que eu não conheço, o que eu não sou acostumada! Me parece que em Galway vou encontrar isso não sei. Porém moro em uma cidade do tamanho de Dublin e já enviei daqui pq não encontro mas nada de bom para fazer rs Aí é onde bate aquele medo, e se eu for pra Galway? Vai ser bem menor, as coisas não são 24hrs como rodoviária essas coisas. E se eu ficar no tédio é me arrepender? .. da mesma forma que surgem dúvidas sobre Dublin; E se for muito atualizada com coisas que já sou acostumada, e se for muito tumultuada? E se morar com pessoas que só quer beber e fará? Se a maioria das pessoas lá forem assim? Eu sou mas tranqüila, em relação a essas coisas.. Porém tbm não gosto de uma vida monótona!... Enfim não sei oq fazer hahahaha.. podia me ajudar né?rs Acho que sou complicada haha. Mas quero fazer as escolhas certas, pois não quero que meu intercâmbio seja frustado.. Me mande um email falando algo sobre?? Rs aguardo leidydias_rp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, só vi sua mensagem agora Leidy (quase um ano depois, mas enfim...). De qualquer forma, te responderei por e-mail. Um abraço!

      Excluir
  12. Eu tenho um nível muito avançado de inglês, fluente mesmo, sou inclusive profa, mas algumas pessoas já me disseram que isso não faz diferença porque sou estrangeira. Você acha possível eu conseguir um trabalho de secretária, recepcionista, ou em museu? Eu tenho pós em Gestão Cultural e seria ótimo conseguir algo assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Assim como a Leidy do comentário acima, só vi sua mensagem agora.
      Sobre a conseguir um emprego na área de atuação, o lance é sempre tentar. Mesmo sabendo das dificuldades, deixei meu currículo em jornais e rádios da cidade. E até me chamaram para um estágio, só que eu já havia voltado para o Brasil. hehehe. Então é aquilo: é mais difícil, mas não é impossível. Tem que meter a cara e buscar! :)

      Excluir
  13. Oi Marcelle, tudo bem?

    Eu tenho visto em alguns lugares que um problema da Irlanda é o clima (aqui por exemplo - http://www.intercambioeviagem.com.br/intercambio-na-irlanda/)

    Em Galway é melhor que Dublin? É muito frio mesmo? =/

    bjs
    Icaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Icaro!
      O clima das duas cidades é bem semelhante, ainda mais por serem litorâneas. Chove muito sim - em Galway, quase todo o dia. Não passei o inverno por lá pra te dizer se é tão frio assim, mas no outono a temperatura fica em torno de 10 a 17 graus, no verão fica entre 18 e 25 e na primavera varia entre essas temperaturas todas. E como eu já moro aqui no Brasil em uma região mais fria, ñ tive dificuldades para me adaptar.
      Mas talvez pra quem goste muito de calor, seja complicado encarar as chuvas diárias e o ventinho que vem da costa.
      Mas isso não tira o brilho e nem a empolgação da cidade :)

      Excluir