sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Beber, cair e levantar


The Quays: um dos pubs mais famosos em Galway

Irlanda: Trevos, campos verdes com ovelhas, casinhas de sapê, Guinness, pubs. Ah, os pubs.  Me dei conta de que não falei sobre algo tão trivial, tão comum, tão... Irlanda. Imperdoável de minha parte.

Mas ainda dá tempo. E essa semana veio a calhar. Motivo: uma lei que existe há um tempo aqui, mas que não era levada à risca pelos donos de bares, resolveu voltar a receber atenção em Galway. Essa lei determina que os pubs devem ficar abertos até às 11:30pm de segunda à quinta, e até à 12:30am na sexta e no sábado, com meia hora de tolerância todos os dias.  Os donos que abrem mais tarde também podem ficar até mais tarde, fechando à 1am em dias de semana e 2am nos findis. Confesso que ainda não entendi a medida... e lendo os jornais daqui não fica claro o porquê de resolverem reforçar a fiscalização agora, ainda mais com o número de pessoas nas ruas ser maior no “verão” (se é que podemos chamar isso de verão).

Ahhh, ficaram impressionados com os horários? Pois é, filho, aqui é assim. Aqui festa acaba cedo MESMO.  Mas também, às 2 da tarde já tem neguinho sentado no balcão, pedindo uma bira. Acho que já comentei em algum post sobre como é bizarro: no máximo do máximo às 2 e meia da manhã o Dj desliga o som, guarda os apetrechos, acendem-se todas as luzes – o que tira qualquer possível magia que o lugar pudesse ter, acreditem –  os garçons passam o mop no teus pés e o segurança delicadamente te empurra pra fora do estabelecimento.

The King's Head: Primeira opção dos turistas

E outra coisa: bebida fora dos pubs, depois das 22h não é vendida. Mesmo no Tesco 24horas. Chega 9 e meia da noite, “os irish pira” e correm pros mercados e lojas off-license. Vocês precisavam ver na véspera da sexta-feira santa: não é permitido vender bebida durante todo o dia... uma lei ainda vinculada à igreja, by the way. Esse dia foi um auê... re-a-liza! As prateleiras estavam completamente vazias, um arrastão, parecia que ia acontecer um furacão e todo mundo precisava comprar seu suprimento de cervejas e cidras. Ah é, aqui as mulheres bebem muita cidra – blérgh – geralmente Bulmers.

E é incrível como o pessoal bebe. Assim ó... mah bebe! Mesmo com essas leis e com o imposto sobre bebidas ser um dos maiores da Europa (em geral perdendo apenas para a Finlândia, Suécia e UK na Europa), a galera entorna o caneco!  O valor médio de uma pint de Guinness nos pubs mais frequentados é de € 4, o que dá quase 12 pila...  Nesse caso, a lei que se aplica aqui para os brasileiros é “quem converte não se diverte”. True story.

A mais popular, sem dúvida.

Só aqui em Galway são mais de 70 pubs. Isso mesmo: uma cidade com não mais que 100 mil habitantes tem mais de 70 pubs (sem contar restaurantes e bibibis). E não, não precisa pagar pra entrar, como na nossa estimada Caxias do Sul. Aqui tu entra e sai livremente sem precisar tirar um pila do bolso. Mas, né... o pessoal aqui quando se trata de cerveja não é nada mão de vaca (também, bem diferente do nosso estilo gringo de ser caxiense).

Eu até tentei montar o chamado Projeto 72, com os nomes e endereços de todos os pubs pra ir riscando da lista aos poucos. Mas no fim das contas a gente acaba sempre indo nos mais próximos ou onde vão mais conhecidos.  Segundo minha contagem, consegui visitar até agora 25 pubs. Um número bem abaixo das minhas expectativas... mas ainda tem um tempinho pra tentar dar um upgrade.

Outra grande coisa dos pubs: música. A maioria esmagadora sempre tem bandas tocando. 98% deles são ótimos músicos e de todos os gêneros. Não que eu super entenda de música, mas né... a gente saca quando o bagulho é bom.  Pra vocês terem uma ideia: segunda-feira passada fui assistir em um pub chamado Busker Brownes uma orquestra de metais com uma cantora de funk, de uma das bandas que eu gosto aqui, a Getaway Gondola. Se tu fechava os olhos e deixava rolar aquele som de Sinatra, tu podia achar que estava em uma daquelas festas norte-americanas de filme chiquésimas dos anos 40. Se não bastasse tudo isso, o pessoal daqui é tão animado, tão amigável e de boa que tu só sai de um pub sem fazer amizade se tu não quiser.

Então se vocês tinham aquela imagem de que irlandês é um povo alegre e beberrão, posso dizer que, pelo menos em Galway, é assim mesmo. Assino embaixo, com uma pint de Guiness na outra mão, é claro.

O'Conners: um dos pubs mais tradicionais. Uma espécie de "Paiol" irlandês


2 comentários:

  1. ver uma banda tocando... quanto tempo! me deu uma saudadinha absurda do leeds esse teu texto :T e da senhorita também! tá quase né?

    enfim... aproveita! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha sério que a coisa tá assim aí? Pois é... mais um mês, rapaiz e tamo de volta à luta..

      Excluir