segunda-feira, 9 de julho de 2012

Volvo Ocean Race - Galway


A temporada de verão em Galway é uma loucura. Sempre tem mil de festivais, gente que vem passar as férias ou simplesmente dar uma banda. Acho que eu não comentei aqui, mas Galway também tem praia. Sim, há apenas 15 minutinhos de caminhada da minha casa estou de cara para o Atlântico. Mas não vão se animando não, que isso não é nenhuma Barcelona. Nem tirei meu biquíni da mala, já que a média aqui é de 15 graus com milhões de chuvas esporádicas durante o dia (welcome to Ireland).
 
Esse ano, pra deixar o lugar ainda mais agitado, rolou na primeira semana de julho o Volvo Ocean Race. É a mais conhecida regata ao redor do mundo, que ocorre a cada três anos e dura mais ou menos oito meses. Os barcos vão parando em diferentes lugares do mundo e Galway, na última edição, foi uma das paradas. Reuniu tanta galera e foi tão legal que esse ano foi escolhida pra sediar a parada final. Então, a cidade tava respirando Volvo Ocean Race desde que eu cheguei. Só se falava disso nos jornais e rádios.
Barquinhos nas docas


Parada final: Galway \o/
Os barcos da competição chegaram efetivamente em Galway na madrugada de segunda pra terça. Of course, eu estava lá, junto com outras milhares de pessoas, passando e frio e me molhando naquela chuvinha básica de toda hora. No total, o evento recebeu quase um milhão de pessoas durante esses oito dias.

Kayla, Hyunju e eu espernado os barcos, depois de um McBurguer de 1 euro.
Chegada dos vencedores. Eu tava com a câmera digital, não deu pra fazer uma foto decente.
Me inscrevi pra ser voluntária. Achei que seria bacana fazer parte disso de uma forma mais ativa. Mas acho que pela inexperiência da equipe em fazer um evento tão grande, a situação dos voluntários foi um caos total. Mais de 1500 pessoas, onde ninguém sabia o que fazer, tudo foi decidido na última hora, cada um foi jogado num canto e alguns muitos não precisavam estar lá. Eu fui trabalhar no apenas primeiro dia... meu turno iniciava às 9 da manhã e ia até às 5 da tarde. Trocaram 18 vezes meu setor e me colocaram no único que eu disse que não queria ir: com as crianças ¬¬. Comecei a trabalhar efetivamente às 5 pras 5 porque o lugar ainda não tava pronto. Uma beleza, hein? Mas ao menos me diverti protegida da chuva, já que fiquei responsável pelo simulador de retroescavadeira. Desisti de participar nos dias seguintes, assim como muitos que quiseram ajudar e não tiveram o respeito devido.

Sente a concentração da motorista.
Como eu adoro comparações, principalmente com a terrinha, posso dizer que era uma Festa da Uva irlandesa: tendas de comida, turismo e artesanato, acompanhada de shows nacionais. Só faltou a degustação de uva. Brincadeiras à parte, o legal é que boa parte da programação foi gratuita, então assisti Thin Lizzy e Sharon Shannon sem precisar tirar um tostãozinho do bolso.

Vai dizer que não parecem as tendinhas dos pavilhões da festuva?
A noite de Galway também tava um auê. Um caminho que durante o dia eu levo 5 minutos pra fazer, levei 40. A Shop Street-Latin Quarter tava intransitável de tanta gente... e incrivelmente, algumas coisas ainda estavam abertas durante a madrugada! Os pubs aqui fecham cedo. O máximo do máximo é ficar aberto até às 2 e meia da manhã e nada mais. E eles não tem aquele lance de colocar musiquinha lenta de “vão embora”. Eles desligam o som, acendem as luzes e os seguranças já pedem educadamente pra tu se retirar. Os latinos que vem pra cá ficam emputecidos, porque né... geralmente vão pra festa depois da meia-noite. Mas durante essa semana do VOR, a cidade tava atipicamente atulhada de gente, especialmente à noite. Em uma das noites fecharam uma rua pra uma Silent Disco. Uma loooooucura e muito engraçado aquele bando de gente dançando e cantando sem música.

Se ela dança eu danço: galera em peso na Street Silent Disco

Para as pessoas envolvidas, autoridades e imprensa local, o Volvo Ocean Race foi um grande sucesso, abalou geral e não houveram falhas. Não sei se é implicância minha, mas eu achei bacana sim, ótimo pros negócios locais e tudo o mais. Mas não foi legal ao ponto de ter sido um top sucesso. Tudo bem simplório, estrutura também a desejar (colocaram latas de lixo apenas no quarto dia!!), equipe despreparada e muita confusão de horários de eventos. Galway em alguns aspectos tem aquela coisa de ser cidade grande com mentalidade de cidade de interior. Já vi essa novela em algum outro lugar.

Fogos em 4 de julho USA: cada dia, um dos países envolvidos era homenageado

4 comentários:

  1. Mas tb, q q adianta uma Festa da Uva toda bem organizada sem nada de legal pra fazer neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh... ainda bem que a festa da uva tem degustação de uva, a melhor coisa pra fazer de todas! hehehe

      Excluir
  2. hahaha Nossa muito me identifiquei com a largada do Tour de France que teve aqui em Liege esses dias... Maior sucesso pras autoridades e pra quem viu na tv, mas aqui tava meio caos tbm! Mas pelo menos dá uma mudada no agito da cidade né. E dá história pra contar... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim!! Eu vi que tu postou algumas fotos! E sim, esse tipo de evento dá uma animada na cidade sim... o pessoal aqui tava mega empolgado (também, tavam vendendo e ganhando dinheiro, n é pra menos...)

      Excluir