segunda-feira, 23 de julho de 2012

Achar um cantinho

Brincos arrecadados. Óbvio que não é cristal, mas né... de graça até injeção na testa.

O fato de morar em um flat com pessoas das mais diferentes nacionalidades, costumes e hábitos era uma experiência pela qual eu queria muito passar. Pois bem, já faz quatro meses e meio que moro em um flat pertinho da escola e divido com outras três pessoas: um coreano, uma mexicana e há um mês com um brasileiro.

No início, torci um pouco o nariz pra isso, porque né... morando com brasileiro é inevitável falar português, não estamos aqui pra isso e blá blá blá. Mas devo dizer que tá sendo ótimo morar com alguém que entende o quanto o conceito de limpeza é importante e que casca de ovo é lixo orgânico e não reciclável. Sem contar que o Matheus é menino prendado, fez uma geral na cozinha e no banheiro partilhado (que não é meu caso) e até tá aprendendo a cozinhar. Às vezes é bom levar em consideração o lance da convivência e não só o do idioma.

Mas enfim, estávamos ontem em uma dessas maratonas de limpeza, quando resolvemos dar uma geral no armário da sala, que eu confesso, nem chego perto. Achamos a chave a abrimos as portinhas empoeiradas. É incrível a quantidade de coisas que se podem encontrar em uma dessas aventuras. Eram dezenas de cartas datadas de 2001 (!!), cartões de natal com fotos de bebês, panfletos falando sobre a fome no Afeganistão, canetas Bic (muitas canetas, eu diria) e badulaques em geral. Conseguimos arrecadar várias coisas. Eu por exemplo, catei um par de brincos novinho em folha e uma pulseira, sem contar outras várias bugigangas.

E pelo que conversei com alguns amigos hoje, isso não é fato isolado. Hoje ouvi que uma menina, nessas limpezas dentro de casa, achou até uma caixa de charutos cubanos! Pra nós brasileiros, em geral, as casas aqui são uma bagunça. A fama dos irish não é nada boa quando se fala de limpeza. É um dos grandes problemas ao tentar encontrar um apartamento aqui: muitos reclamam da sujeira e dos entulhos espalhados. E pensa: são anos de coisas acumuladas (tipo, 2001?? Ninguém abria o nosso armário há mais de 10 anos??? WTF!”). Ninguém dá bola porque o apartamento é alugado, portanto não é teu, sendo assim ninguém se importa com o que tem ou deixa de ter no lugar. O que eu acho uma tremenda bobagem, mas né... ‘cadum cadum’.

Dividir apartamentos aqui é prática mais que comum e isso não é restrito a estudantes solteiros. Muitos casais e até famílias dividem as casas com outras pessoas, tudo numa boa.  Numa “boa” né, porque morar junto já é complicado entre família, imagina com estranhos. Então não há aquela coisa que eu sempre achei o normal: quando jovem, deve ser legal dividir apartamento, mas depois de formada e estabilizada, irei comprar um apartamento pra mim ou dividir com meu namorado. Não. Isso não funciona assim aqui em Galway. Até porque, é uma cidade universitária e turística, ou seja, tem uma rotatividade muito grande pessoas. A principal fonte de procura é o site daft.ie, mas na escola também é muito comum encontrar estudantes deixando o apê e procurando alguém pra substituir. 

Eu tive sorte. Muita sorte, eu diria. Achei de cara um apartamento bem localizado, por um preço bem acessível, quarto com cama de casal e banheiro, além de flatmates relativamente tranquilos. Mas as histórias que a gente ouve aqui são aterrorizantes, desde flatmates psicopatas que criam lagartos até malucos que invadem quartos pra fazer xixi no carpete. Longas histórias.  

Anyway, realizei meu desejo de morar com outras pessoas. Tô aprendendo muita coisa (boa e ruim), aprendendo a lidar com diferenças, problemas e cobranças, além de estar curtindo muito essa vida “adulta” de ter que fazer minhas compras, lavar minha roupa e até limpar o meu banheiro. Mesmo assim, podem me chamar de individualista capitalista do caramba, mas eu já to louquinha pra ter o meu cantinho assim que eu voltar.

3 comentários:

  1. Tah explicado então! Quando uma caneta Bic some, ela é tele-transportada pro armário na tua casa! Hahahaha

    ResponderExcluir
  2. É a tal da lenda urbana das canetas Bic e os ets, este armário misterioso aí deve ser o QG deles!Cuidado!!!!! Falando sério, o teu post me lembrou dos meus tempos de república...

    ResponderExcluir
  3. Celli até hoje eu só morei com meus pais e irmão ou com o marido e acho que teria sido legal ter uma fase morando solita,solita, só pra ver como é que é, tinha medo de conversar com a geladeira mas hoje penso que até teria sido legal cuidar só da minha bagunça e concordo contigo é muito bom ter o cantinho da gente por mais simples que seja, é o teu espaço, lembra do ape em POA? Do tamanho da nossa suite de hoje mas na época perfeito e fomos muito felizes lá. Beijos

    ResponderExcluir